15 Estratégias de marketing para qualquer negócio

Confira neste artigo algumas estratégias de marketing para aplicar no seu projeto.

foto do cleomir santos consultor de marketing digital

Por CLEOMIR SANTOS

Ademais, iremos mostrar 15 estratégias de marketing comprovadas por diversos empresários que melhoraram a visibilidade da sua microempresa.

Metade dessas estratégias que você verá em seguida, provavelmente serão viáveis para o crescimento do seu negócio e do marketing da sua marca.

Pelo menos 4 delas irão valer a pena se você as aplicar no próximo mês.

E 1 delas, será responsável por impulsionar o crescimento da sua marca no decorrer do próximo ano.

Essas estratégias de marketing funcionam também se você pretende encontrar maneiras baratas de promover o aplicativo do seu negócio para dispositivos móveis.

Depois de atingir o ajuste do produto/mercado, seu crescimento vai depender de algumas estratégias eficientes de marketing e uma boa retenção de clientes.

Até o final deste artigo, você saberá sem dúvida o que fazer com suas estratégias de marketing.

Mas antes de começar a leitura, deixe eu te contar um segredo.

Não existem estratégias de marketing milagrosas

O objetivo do marketing é aproximar o valor da sua empresa a uma base de clientes correta. Este é um conceito bem simples, mas pode assumir 1 milhão de tons diferentes. Por exemplo:

  • Quais dados demográficos compõem sua base de clientes?

  • Onde eles residem?

  • Em quais mídias online eles se encontram?

  • Como eles pesquisam um produto ou serviço do seu nicho?

  • Quem eles ouvem ao tomar decisões relativas ao seu produto?

As respostas a essas perguntas, nos ajuda a determinar quais estratégias de marketing serão viáveis e quais serão perda de tempo.

Em outras palavras, o segredo para o sucesso da sua empresa não é o Facebook Ads.

Não é o SEO.

Não é participar de conferências e fazer networking.

Ou seja, não existem estratégias milagrosas que irão revolucionar o marketing da sua marca e alavancar os resultados da sua empresa.

Ninguém pode te dizer que todas estratégias de marketing funcionarão para sua empresa, pois cabe a você conhecer sua empresa e o seu público.

Portanto após ler este artigo, você terá uma visão mais ampla dos canais de marketing viáveis e terá uma percepção de que qualquer um deles pode ser a chave para o crescimento da sua empresa.

Das estratégias de marketing que veremos, 7 serão digitais, todas realizadas no ambiente online. As outras 8 serão estratégias que podem ser conduzidas no off-line, embora muitas tenham aplicativos online.

Então, vamos começar.

1. Estratégias de marketing usando anúncios do Facebook

Atualmente existem em média 2 milhões de pequenos e médios estabelecimentos que anunciam no Facebook; visto que essa é uma maneira muito barata e eficaz de comercializar um produto ou serviço para qualquer público.

Anúncios no Facebook Ads - Estratégia de marketing 1

Os anúncios do Facebook são excepcionais quando se trata de segmentação avançada. Eles permitem de fato que você direcione a sua campanha de anúncios para um público especifico com base na localização, interesses, idade, sexo, comportamento online e muitos outros fatores.

Criar anúncios no Facebook não é tão difícil. Uma vez que você precisa apenas de um título sólido, uma descrição com uma copy atraente, uma boa imagem e um link de direcionamento.

O gerenciador de anúncios do Facebook também facilita bastante a elaboração e execução de alguns conjuntos de anúncios, permitindo que você melhore seus resultados e em seguida obtenha lucros sem ter conhecimentos técnicos avançados.

Dito isto, muitos usuários recentes têm muita dificuldade em ter sucesso com suas campanhas iniciais. É preciso nesse momento persistir, mas por outro lado, com a popularidade do Facebook, a própria rede social disponibiliza tutoriais e cursos gratuitos que podem te ajudar caso esteja com dificuldades.

Nesse caso eu recomendo que você visite a página https://www.facebook.com/business/

Se você gerencia uma marca que possui uma identidade visual forte, vale a pena você investir em anúncios pelo Instagram. Afinal, como subsidiária do Facebook, os anúncios do Instagram se beneficiam da mesma base de informações e opções de segmentação, permitindo que você se conecte com um público mais preparado para comprar seu produto tendo contato visual.

2. Google Meu Negócio: Uma das primeiras ações nas suas estratégias de marketing

A classificação da sua empresa na lista do Google Meu Negócio, é uma das melhores estratégias de marketing que você pode aplicar na sua empresa.

De fato, se você gerencia uma empresa local visando claro, clientes locais, eu ouso te dizer que essa é a estratégia mais poderosa disponível para você.

Por exemplo, se alguém procurar por “restaurante Aracaju”, é isso que eles verão:

Lista no Google Meu Negócio - estratégia de marketing 2

Geralmente o que você verá ao pesquisar em sua cidade, é um anúncio pago, seguido por 3 estabelecimentos listados do Google Meu Negócio antes mesmo de vermos os resultados normais da pesquisa orgânica. Isto é, se você conseguir classificar sua marca entre esses 3 primeiros no Google Meu Negócio, o resultado será um aumento na visibilidade da sua empresa e consequentemente a atração de potenciais clientes dia após dia sem precisar gastar um centavo em anúncios do Google Ads por exemplo.

Em suma, o Google Meu Negócio combina todas as suas diferentes plataformas do Google em um único local, que inclui seu perfil do Google+, localização do Google Maps, suas avaliações do Google e acesso a dados e informações através do Analytics.

Se você possuir um nome de marca único, poderá exibir como resultado uma tela grande como esta quando alguém pesquisar pelo nome ou segmento:

Pesquisa Google Meu Negócio

Portanto, o Google Meu Negócio dá credibilidade e visibilidade ao seu negócio e como eu disse antes, se você gerencia uma empresa local, essa deve ser a sua estratégia número 1.

E o melhor de tudo, classificar seu negócio na lista do Google Meu Negócio não é tão difícil quanto se pode imaginar. O que você precisa fazer é otimizar o seu perfil e coletar avaliações e depoimentos dos seus clientes.

3. Google Adwords: Campanhas que toda empresa deve incluir em suas estratégias de marketing

Existem mais de 40.000 consultas de pesquisa no Google por segundo. Nenhum outro método tem o potencial de elevar sua empresa a outros patamares.

Anúncios Google Ads - estratégia de marketing 3

O Google Adwords é uma espécie de padrinho das mídias de marketing online. Ele já está no mundo digital a muito tempo. É competitivo. É um pouco caro. E se você souber o que está fazendo, ele pode funcionar muito, mas muito bem para você e sua marca.

Apesar de ser pago, a meta do Google Adwords ainda é mostrar os resultados de pesquisa mais relevantes para os usuários e, como resultado, sairá mais barato para você quando o seu site estiver com uma otimização nos mecanismos de busca (SEO).

Funciona dessa maneira; o Google atribui um índice de qualidade no seu anúncio, dependendo da CTR (taxa de cliques), da relevância do seu conteúdo e também da página de destino para a qual o seu anúncio envia tráfego. Esse índice de qualidade do anúncio leva em consideração o lance que você precisará para exibir um anúncio, com pontuações mais altas diminuindo o custo do lance.

Ao contrário de outros canais que irei abordar neste artigo, o Adwords é um canal extremamente simbiótico que pode ser associado a outras estratégias para maximizar os resultados de uma marca na internet. Como um canal de marketing pago, ele também permite que várias marcas tenham resultados imediatos e podendo ainda escalar o máximo que o seu orçamento permitir.

4. Estratégia de marketing de Conteúdo

18% dos profissionais da área de marketing dizem que o marketing de conteúdo gerou o maior impacto comercial em seus negócios de qualquer que seja o canal em 2016.

marketing digital em aracaju

O marketing de conteúdo é o processo de criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo bem definido e gerar ações que trazem lucro para o cliente.

Diferente da estratégia de publicidade paga, o marketing de conteúdo se concentra nos resultados a longo prazo. O retorno no início do trabalho tende a ser baixo, mas pensando a longo prazo, o crescimento sustentável de visitantes, leads e consequentemente clientes, pode sozinho aumentar a vida útil do seu negócio.

No entanto, o marketing de conteúdo não é fácil e exige que alguns elementos sejam executados corretamente. Veja abaixo:

  • Conteúdo de qualidade;

  • Tópicos relevantes;

  • Conteúdos otimizados para SEO;

  • Conteúdos otimizados para leitores;

  • Criação e divulgação consistente de conteúdo.

Lembrando que quando falamos de conteúdo, não apenas falamos em publicar artigos em um blog. Inclui vídeos, podcasts, cursos online e vários outros meios que os usuários consomem informações.

Se você está considerando essa estratégia para aplicar no seu negócio, verifique primeiramente se você possui tempo e o capital necessário para iniciar as divulgações do seu conteúdo sem ter um retorno ao seu investimento (ROI) e faça seu dever de casa. Hoje em dia, muitas empresas estão desperdiçando seus recursos criando conteúdos medíocres e sem recompensa alguma para agora ou para o futuro.

5. Redes Sociais: Estratégias de marketing que usam o tráfego orgânico

Usar as redes sociais para o mundo dos negócios é algo indiscutível.

67% dos consumidores usam redes sociais para falar com o suporte ao cliente (SAC) de uma marca, e 33% preferem usar as redes sociais ao invés do telefone. Se as pessoas não conseguirem encontrar sua marca nas redes sociais, com certeza elas irão procurar por uma empresa concorrente que já possui uma presença nos canais preferidos das mesmas.

Para algumas empresas, faz sentido investir pesado no crescimento orgânico das redes sociais.

Por exemplo, os usuários do Instagram que seguem influenciadores de moda procuram ativamente por novos estilos de look. Ao criar um público ativo e conhecedor de moda, um varejista pode criar a partir dessa estratégia um canal consistente de vendas diretas.

Influenciadores digitais em aracaju

 

Perfil do Colunista, Apresentador, Empreendedor e Influenciador Dênisson Kacho Ventura Sant´Ana

Por outro lado, pode não fazer sentido para outras empresas investir no Instagram.

O segredo é identificar onde estão os seus clientes atuais e em potencial, e como eles gostam de ser abordados. Se a rede social é a resposta para ambas as perguntas, é o canal perfeito para seus negócios.

6. Sites de Cupons de Desconto podem ou não funcionar em suas estratégias de marketing

Se sua marca vende um produto ou oferece um serviço, você pode utilizar os sites que oferecem cupons de desconto para promover rapidamente seus negócios. Um exemplo bem tradicional e todos conhecem é o site da Groupon.

Os sites de cupons de desconto reúnem uma grande quantidade de usuários agrupados por localização, e em seguida, permitem que empresas locais, regionais ou até mesmo nacionais, ofereçam descontos por tempo limitado aos seus membros.

Cupons de desconto aracaju

Os benefícios dessa estratégia é a exposição em massa, publicidade local direcionada, maior reconhecimento da marca e um influxo de novos clientes. O custo vem na forma de baixa receita por venda. No caso do Groupon, você terá que descontar seu produto em pelo menos 50%. Metade dessa receita irá para o Groupon.

Talvez você esteja pensando que nesse tipo de estratégia você terá prejuízos, pois trata-se praticamente de uma publicidade paga. Mas o que você precisa entender é que o principal objetivo do uso desses sites de cupons não é vendas.

Quanto mais significativo for o seu desconto, mais popular será o seu negócio. O objetivo é atrair pessoas para seu estabelecimento ou experimentar o seu produto, logo após isso, colocar suas estratégias de retenção e fidelização de clientes entra em ação.

E como bônus, isso pode trazer muitos clientes em potencial visitando seu site, mesmo que não decidam comprar a oferta.

Mas tome cuidado!

Se o seu negócio começar a ganhar força, você poderá rapidamente se surpreender com uma quantidade maior de clientes do que seu estabelecimento esteja preparado para lidar, e se suas contas não forem feitas corretamente, você perderá muito dinheiro. Então é importante estar pronto e ter um plano para lidar com diferentes níveis de negócios.

Também tenho que frisar que é crucial ter um atendimento impecável após inaugurar o seu estabelecimento e aplicar suas estratégias, pois as expectativas dos seus clientes com cupons será ainda mais difícil de atender do que os seus clientes atuais.

FAÇA SEU DEVER DE CASA

Siga as promoções das empresas na sua área e veja como elas se desenrolam. Se puder, converse com amigos empresários que fizeram esse tipo de negócio e aprenda com a experiência deles.

E lembre-se, pelo amor de tudo que é mais sagrado, não esqueça de fazer as contas.

7. Estratégias de e-mail marketing

O e-mail marketing é a pedra preciosa do marketing digital. Muitos dizem que ela morreu, enquanto outros profissionais colocam como uma das estratégias de marketing que mais trazem resultados.

A maioria das pessoas que visitam seu site não compra nada de imediato. A captura de informações de contato e a “promoção de leads” é uma das melhores maneiras de vender e o e-mail continua sendo o canal de conversão mais alto para interagir com leads.

Os funis do e-mail marketing começam com o “imã de leads”, ou seja, isso é algo que você oferece aos visitantes do seu site em troca do endereço de e-mail deles. As opções possíveis incluem um material gratuito, uma avaliação de serviço gratuita, uma “vaga” em um treinamento, assinatura do site, cupons, etc.

Depois que o usuário se inscrever na sua lista de e-mails, você terá a oportunidade de demonstrar sua autoridade e credibilidade, fornecendo conteúdos valiosos por e-mail.

Veja a seguir outros benefícios do e-mail marketing:

  • Baixo custo

  • Alcance Global

  • Fácil de automatizar

  • Fácil de segmentar

  • Comunicação imediata

  • Fácil de executar e configurar

  • Fácil de otimizar e monitorar

De fato, existem muitos canais de marketing difíceis de lidar. Como você pôde ver na lista acima, o e-mail marketing é um dos poucos que pode ser descrito como “fácil”.

8. Webinars: Estratégia de marketing que utiliza eventos online como base

Um webinar é essencialmente um seminário online. Pode ser no formato de apresentação, demonstração ou discussão.

Os seminários online são frequentemente utilizados como “imãs de leads” por uma estratégia de e-mail marketing. Caso o seminário tenha um tópico relevante e com conteúdo de valor, você poderá direcionar uma grande quantidade de novos assinantes para sua lista de e-mail. Ele também pode ser usado para criar credibilidade com seus assinantes atuais.

Os seminários online também podem ser gravados e usados como produtos autônomos ou até mesmo uma série de produtos. Eles são uma ótima forma de entregar conteúdos com treinamentos ao vivo e gravados.

Outro ponto é que esses seminários tendem a ser mais atrativos que um vídeo simples, mesmo que eles sejam utilizados da mesma maneira. As perguntas e respostas ao vivo, tão quanto o horário de início de um webinar fazem as pessoas sentirem que estão recebendo um conteúdo com um valor maior do que se estivessem assistindo a um vídeo com as mesmas informações.

Para executar um webinar você precisará de uma ferramenta que utilize as seguintes funções:

  • Áudio bidirecional – o apresentador fala enquanto os espectadores são silenciados, mas o apresentador pode “ativar” uma função para um espectador individual e ouvir assim a sua pergunta.
  • Compartilhamento de tela – o apresentador pode compartilhar a tela do seu dispositivo ou alternar para vídeo, quadro branco ou demonstração ao vivo.
  • Pesquisas – o apresentador pode convidar seus espectadores a participarem de uma pesquisa com a finalidade de receber feedbacks de outra maneira.

Em conclusão os seminários online funcionam bem em certos nichos. O que você precisa fazer é elaborar e testar um para ver se ele funciona com o seu público-alvo.

9. Você pode incluir serviços gratuitos na sua estratégia

Quando se trata de serviços profissionais, as pessoas querem acesso a conteúdo de especialistas.

Se você fez um bom trabalho em se posicionar como autoridade em seu segmento, oferecer uma consulta gratuita é uma ótima maneira de gerar novos leads. Se você tiver um bom processo de vendas interpessoais, ele também te ajudará a qualificar uma grande porcentagem desses leads e em consequência vender mais.

Muitas empresas se preocupam em não divulgar muitas informações em um site com consulta gratuita. Eles sentem que os clientes em potencial pegam as informações e executam por conta própria.

Muito pelo contrário. O tipo de pessoa interessada em pagar pela qualidade ficará impressionada com o valor que você fornece na sua consulta grátis.

Afinal, se você puder fornecer tanto valor em 30 minutos a 1 hora, eles acreditarão que suas reivindicações são de fato verdadeiras e que contratar seus serviços é a decisão correta a tomar.

Essa estratégia pode ser usada tanto no online como no off-line. Desse modo você pode anunciar isso por meio de panfletos, jornais, placas ou até mesmo propaganda boca a boca. E pode ser exibido com destaque no seu site e nos canais de mídia social.

Esse tipo de oferta não será ideal para todas empresas, mas se você oferece um serviço especializado ou um serviço com valor alto, vale a pensa considerar.

10. Incentivar a equipe é uma estratégia de marketing muito importante

Uma das melhores maneiras de encontrar novos clientes é por meio das referências, e quem é mais adequado para obter referências do seu negócio do que sua equipe atual?

Reflita comigo.

Seus funcionários conhecem seu produto ou serviço. Eles conhecem sua base de clientes. Concorda?

Alguns desses funcionários irão tomar a iniciativa de apoiar sua marca sem motivação financeira, mas existe uma boa parte que não fará isso, então aqueles que trouxerem novos negócios e oportunidades para você, devem ser encorajados a repetir esse processo com recompensa financeira ou significativa.

Comece então a oferecer incentivos aos funcionários que indicarem novos clientes. Uma pesquisa comprova que nem sempre você precisa recompensa-los com dinheiro; os incentivos podem até vir de outras formas, por exemplo:

  • Um dia de folga
  • Banco de horas
  • Uma lembrança de uma data comemorativa
  • Cupons para massagens, lanchonetes ou cinema

Como qualquer tipo de remuneração, os incentivos são para combinar as metas da sua empresa com as dos seus funcionários. Se você descobrir quais são os seus anseios, pode motiva-los a auxiliar na expansão dos seus negócios.

Caso você utilize as redes sociais ou um site para que eles divulguem, lembre-se de enviar as ferramentas corretas, seja uma página de destino personalizada, cupons impressos, um desconto especial para clientes encaminhados por funcionários ou qualquer outra coisa.

Outra boa ideia é realizar treinamentos e ensinar sua equipe a promover efetivamente seus negócios, mas lembre-se que essa estratégia só funcionará se eles realmente se sentirem bem com os seus negócios e estiverem devidamente motivados a apresenta-los para seus amigos, familiares e conhecidos.

11. As mídias impressas podem funcionar na sua estratégia de marketing

Enquanto grande parte do mundo está no ambiente online, a mídia impressa ainda existe, e em alguns nichos, ela ainda prospera.

De fato, em 2014, os consumidores do varejo citaram materiais impressos como uma das principais fontes de informação por trás de suas decisões de compra.

Como a popularidade da mídia impressa tem diminuído, os preços do posicionamento do anúncio também diminuem. Se utilizado em nichos certos, é possível exibir anúncios eficazes a preços incrivelmente acessíveis.

Dito isto, a mídia impressa raramente é eficaz como estratégia de marketing individual. É mais interessante usar a mídia impressa em conjunto com as estratégias de marketing online, isso irá manter os dois canais organizados para complementar um ao outro e criar uma experiência envolvente para potenciais compradores.

12. Escrever em colunas sobre qualquer assunto, marketing, vendas, estratégias de negócios etc.

Se você tem facilidade em escrever textos, compartilhar sua experiência na forma de artigos semanais ou mensais pode ser maravilhoso para sua marca.

Por falar nisso, confira a coluna do nosso CEO, Cleomir, no portal da Só Sergipe.

Geralmente, essa não é uma situação em que você é pago, mas também não é uma situação em que você deve pagar.

Essas colunas oferecem a oportunidade de melhorar o seu contato com o seu público, criando um relacionamento real com os leitores da publicação.

Esse público começa a lembrar de você ao pensar em especialistas em seu campo.

Certifique-se de que o que você escreve seja algo relevante e valoroso para seu público-alvo. Isso não é uma publicidade discreta. É uma chance de criar confiança com um público que alguém trabalhou muito para criar.

Além disso, mesmo se você não conseguir uma coluna, poderá conseguir uma publicação como convidado, o que pode ser também muito valioso.

Aqui estão algumas ideias para artigos que você pode escrever:

  • Guia de instruções
  • Comentários dos eventos atuais
  • Entrevistas com pessoas interessantes
  • Relatórios de tendências e eventos

13. Entre em grupos de negócios locais

Fazer parte de grupos empresariais da sua localidade dará a você a oportunidade de se encontrar com outras pessoas que pensam da mesma forma e que já compactuam das mesmas ideias que a sua, quando se trata de possuir um negócio. Embora existam grupos de empreendedores com diversos temas e áreas, também pode haver outros grupos e encontros específicos do mesmo nicho que a sua marca.

Esses grupos são uma excelente oportunidade para trocar ideias com outros empreendedores, compartilhar histórias e referências, encontrar talentos e identificar novas oportunidades.

Eles também são um grande catalisador na expansão da sua rede pela cidade em que você vive. As conexões tendem a se multiplicar e, se o seu grupo levar a rede a sério, você poderá aproveitar suas conexões aparentemente menores em conexões muito significativas.

Embora esses grupos sejam normalmente encontrados no ambiente online, é preferível participar de encontros presenciais para obter melhores interações.

Por fim, esses grupos podem te levar a gerar oportunidades de negócios e fechar parcerias lucrativas, as quais discutiremos logo em seguida no próximo tópico.

14. Faça parcerias com outras empresas e veja sua estratégia de marketing subir de nível

O trabalho em equipe sempre foi mais eficaz do que um trabalho individual e a combinação de recursos com outra empresa pode te ajudar a executar atividades que você nunca poderia realizar por conta própria.

Normalmente, é melhor procurar por empresas em sua localidade, mesmo que sua clientela não seja local. Seu principal objetivo é elaborar um acordo complementar que traga benefícios mútuos para ambas as partes.

Veja alguns exemplos abaixo:

  • Uma agência de PPC (agência de publicidade paga no Google) poderia fazer parceria com uma agência de CRO (agência de otimização de conversões) para indicar clientes entre si.
  • Uma cafeteria poderia oferecer cupons de café gratuitos para os clientes de uma empresa próxima a mesma.
  • Uma empresa de marketing pode fazer parceria com uma empresa de contabilidade para recomendar os serviços uma da outra durante a integração de novos clientes.
  • Um terapeuta pode oferecer um serviço grátis para clientes de um salão de beleza.

Realmente não há limites para o que é possível com essas parcerias. Simplesmente alinhe o seu público-alvo com uma marca não concorrente e em seguida, encontre uma maneira de aproveitar essa parceria de uma maneira mutuamente benéfica.

15. Falar em Eventos

Em termos de Branding e de se estabelecer como uma autoridade, poucas coisas são mais impactantes do que ministrar uma palestra ou workshops em eventos do seu nicho.

Embora os convites para palestras em eventos maiores geralmente sejam feitos para pessoas influentes e com visibilidade, você também pode explorar essas oportunidades, tornando-se um orador talentoso e também promover workshops em eventos menores.

Ou você pode simplesmente usar esses eventos como um canal de marketing, falando em alguns desses tipos de eventos:

  • Espaços da comunidade local;
  • Espaços de coworking;
  • Clubes de interesse especifico (fotografia, microempresas, caminhada…);
  • Procure eventos locais no Sympla.com ;
  • Escolas;
  • Igrejas;
  • Verifique eventos em jornais e revistas locais;
  • Grandes empresas.

Esteja preparado e trate todos os eventos como um grande negócio.

Revisando as estratégias de marketing para aplicar no seu negócio

Chegamos ao fim, essas foram 16 estratégias de marketing comprovadas que funcionaram para milhares de empresas e podem funcionar para você.

Aqui está a lista completa:

  1. Anuncie no Facebook;

  2. Ranqueie sua marca na lista do Google Meu Negócio;

  3. Use o Google Adwords;

  4. Invista no Marketing de Conteúdo;

  5. Aumente seu alcance nas redes sociais organicamente;

  6. Executar uma oferta de cupom;

  7. Criar um funil de e-mail marketing;

  8. Organizar um webinar;

  9. Ofereça uma consulta grátis;

  10. Incentivar os funcionários a encaminhar novos clientes;

  11. Anuncie em mídias impressas;

  12. Escreva em uma coluna;

  13. Participar de um grupo de empresas locais;

  14. Faça parcerias com outras empresas;

  15. Falar em eventos.

Embora apenas metade deles valha a pena considerar para o seu negócio, acho que pelo menos 4 deles podem ser aplicadas, e como citei no início do artigo, pelo menos um desses canais tem o potencial de melhorar o crescimento da sua marca no próximo ano.

Avalie os critérios de que falei no começo.

  • Quais dados demográficos compõem sua base de clientes?
  • Onde é que eles vivem?
  • Onde eles estão online?
  • Como eles procuram produtos em seu nicho?
  • Quem eles escutam ao tomar decisões relativas ao seu produto?

Use as respostas para selecionar 4 canais viáveis da lista de estratégias de marketing para pequenas empresas e faça pequenos testes com cada estratégia para ver o que falha e o que executa.

Eu fico por aqui, obrigado por ler até o final.

Compartilhe esse artigo em seus canais de mídia social