Case Juliette: o que isso ensina sobre ganhar seguidores?

Confira neste artigo um pouco do que foi feito pela equipe da Juliette, participante do BBB, para ganhar seguidores rapidamente no Instagram.

foto do cleomir santos consultor de marketing digital

Por CLEOMIR SANTOS

O case de Juliette pode ser representado pela fórmula: autenticidade que gera identificação, que ajuda a ganhar seguidores, aumentando o engajamento.

Qual o segredo da Juliette ganhar tantos seguidores? Juliette, participante do BBB 21, está se tornando uma referência de marketing de influência. Atualmente, ela possui 22,3 milhões de seguidores no Instagram, 2,1 milhões no Twitter e 159 mil inscritos no canal do Telegram.

Grande parte desse sucesso deve-se ao carisma, humanização e trajetória construída por ela na casa mais vigiada do Brasil. Mas o destaque que a paraibana ganhou desde que entrou no programa também está associado ao modo que a narrativa dela vem sendo contada em suas redes sociais. 

Primeiramente, vale ressaltar que o Big Brother Brasil é um programa da rede Globo que alcança milhões de pessoas. Nesta edição, o reality bateu a média de 39 milhões de telespectadores diários. 

Além disso, a própria participante possui uma história de coerência no programa, que é citado por seus fãs para explicar o seu sucesso.

Mas então, o que difere a influenciadora de outros participantes que também se destacaram, como Lucas Penteado, que tem 10 milhões de seguidores, Gil do Vigor, com 8,3 milhões e Sarah, com 8 milhões? Leia este conteúdo e veja algumas das estratégias utilizadas. 

4 dicas que você pode colocar em prática para ganhar seguidores  

Segundo a ferramenta de mensuração Hype Auditor, Juliette está entre os 20 maiores influenciadores no Instagram e com engajamento superior a super famosos, como Anitta, Beyoncé e Kim Kardashian. 

Para começar, é importante ressaltar que a equipe que coordena as redes sociais da participante é composta por 18 pessoas que se revezam 24 horas para produzir conteúdo. Por isso, há tanto engajamento e relevância nos seus canais. 

Mas, mesmo não estando no BBB e não tendo uma grande equipe, saiba que é possível aprender com esse case e levar algumas dicas para suas redes sociais. Confira. 

Estar mais próximo da sua audiência te ajudará a ganhar seguidores

Para estar próximo da audiência e ganhar seguidores, os administradores das redes de Juliette criaram ações estratégicas para os principais canais, como Instagram, Tik Tok, Telegram, Facebook e Twitter, preocupando-se com a abordagem em cada um para conversar bem com a persona.

Inclusive, alguns administradores fazem lives se apresentando e contando como é o trabalho dos bastidores da rede da influencer. 

Outro ponto é que eles estimulam a audiência a engajar sempre sugerindo uso de hashtags específicas e envio de fotos compartilhando a torcida. A equipe também se preocupa em responder comentários, marcações e directs, que aumentam ainda mais o engajamento e impacto nas redes. 

Abordar temas atuais nas suas redes

Os administradores de Juliette também possuem um excelente timing quando fazem postagens que vão além do jogo. A equipe não só fez uma publicação quando Dona Fátima, mãe da paraibana, se vacinou contra covid-19, como fez postagens que somam mais 2 milhões de curtidas, sobre a importância da vacina e o distanciamento social. 

Outro post que teve bastante engajamento foi o da comemoração dos 17 milhões. Ao invés do número 17 foi utilizado o 16+1, clara referência política, que Juliette faz questão de mostrar em suas conversas no jogo.

Usar o co-marketing para ganhar seguidores

Nada melhor do que usar pessoas com boa influência para falar sobre você. Juliette não só engajou milhões de brasileiros, como muitos famosos. Assim, a equipe veicula os vídeos e comentários de famosos sobre a participante, aumentando ainda mais o engajamento e credibilidade sobre a sister. 

Contar histórias e mostrar conteúdos exclusivos 

Durante o reality, Juliette conta vários momentos da sua vida, seja falando da sua luta, seja contando algum caso engraçado e a sua equipe consegue utilizar bem isso nas redes sociais, com a estratégia do storytelling.

Além disso, os gestores das redes também compartilham conteúdos exclusivos para a torcida. Eles postam fotos de Juliette antes do reality e vídeos com suas amigas, gerando empatia e um sentimento de que as pessoas, realmente, conhecem a participante.

Concorda que o case da Juliette é ótimo para atrair e ganhar seguidores?

Por fim, podemos perceber que o case de Juliette não é apenas sobre ganhar seguidores.

A estratégia implementada faz sucesso, pois aproveita o melhor que o participante tem que é sua verdade e utiliza isso nas redes sociais.

Como a influência gerada é verdadeira, os seguidores se tornam fãs e acreditam na marca Juliette. 

A lição que fica é que em qualquer estratégia de marketing digital, seja para empresas ou pessoas, é importante se conectar com os seguidores, ser verdadeiro nos conteúdos, promover exclusividade e interação.

Compartilhe esse artigo em seus canais de mídia social

Créditos pela imagem: https://www.instagram.com/juliette.freire