Taxa de engajamento do Instagram

Ademais você irá entender o que é a taxa de engajamento do Instagram, como medi-la e além disso dicas para melhora-la. Boa leitura!

foto do cleomir santos consultor de marketing digital

Por CLEOMIR SANTOS

Antes de falar sobre a taxa de engajamento, eu queria te falar que muitas pessoas não têm ideia do quanto o Instagram se tornou tão popular nesses últimos anos.

Eu não sei se você sabia, mas cerca de 1 bilhão de pessoas usam o Instagram em todo o mês, esse valor equivale a 13% de toda população mundial.

Além disso, 80% dos usuários do Instagram seguem um ou mais perfis de empresas e 72% dos usuários compraram um produto que viram pela primeira vez através da rede social.

Podemos ter um insight poderoso através desses dados: que o Instagram é uma mina de ouro para profissionais de marketing, empresas e empresários.

Mas como você pode avaliar o desempenho da sua conta no Instagram?

Certamente, a resposta que surge na cabeça de muitos, é que o sucesso depende da quantidade de seguidores. Mas, a métrica que vai resultar no seu sucesso no Instagram e que você devia acompanhar, é o engajamento.

Dito isso, iremos te ensinar a calcular sua própria taxa de engajamento no Instagram.

Além disso vou te mostrar algumas das principais dicas que farão você melhorar sua taxa de engajamento e elevar para outro nível o seu marketing digital.

Ok, há muito a ser falado, então vamos ao que interessa.

Afinal: O que é uma taxa de engajamento no Instagram?

Em resumo a sua taxa de engajamento do Instagram é a soma das curtidas e comentários que você recebe por cada postagem, dividido pelo seu número atual de seguidores.

Existem outras variações dessa fórmula, mas vamos utilizar uma que você possa fazer por conta própria e sem muitas complicações.

As taxas de engajamento são métricas que podem ser consideradas “saudáveis” para serem acompanhadas, elas ressaltam a frequência com que seus seguidores interagem com o seu conteúdo e nos incentiva a se concentrar em dados importantes e sobretudo fazer com que deixemos de lado algumas métricas de vaidade.

Como medir o engajamento no Instagram

Anteriormente eu citei que a fórmula para calcular o engajamento no Instagram era somar as curtidas e comentários recebidos por postagem, dividir esse valor pelo número de seguidores que você possui e multiplicar por 100.

Se escrevermos como uma equação fica assim:

(Curtidas + Comentários) X 100 / Número total de Seguidores

Mas nos dias de hoje onde cada vez mais aparecem ferramentas novas na internet, você não precisará perder tempo calculando sua taxa de engajamento manualmente.

Uma ferramenta que eu uso e indico para você utilizar se você procura agilidade, é a da plataforma Ninjalitcs.

taxa engajamento anitta

Para quem tinha curiosidade sobre a taxa de engajamento da Cantora Annita.

Você viu, é um conceito bem simples e um cálculo igualmente simples também, mas apesar da simplicidade desse conceito, devemos estar familiarizados com esse tema, pois como eu citei no início do texto, existem outras formas de medir essa taxa, como por exemplo, somando curtidas, comentários, compartilhamentos e botões salvar.

O que seria uma boa taxa de engajamento no Instagram?

Antes de avaliarmos uma taxa de engajamento, quero esclarecer algo para vocês: é provável que não exista uma taxa de engajamento totalmente “boa”. As taxas de engajamento dependem de diversos fatores; portanto, não existe um padrão único a ser denominado aqui.

Só para exemplificar você pode analisar várias taxas e usar esses números para informar como analisa suas métricas de engajamento.

A taxa média de engajamento no Instagram varia entre 1 a 5%.

Caso você queira conhecer as taxas médias de engajamento em um setor especifico, você precisa fazer algumas pesquisas para descobrir esse valor, mas esse intervalo entre 1 e 5% serve como uma média base muito boa.

Posteriormente lembre-se desse intervalo, mas não se desespere ao achar que seu perfil está com uma taxa comprometida se o valor dela for 0,85% por exemplo. Não se preocupe, você estará indo muito bem.

Sem dúvida, todo mundo deseja alcançar o valor mais alto possível em sua taxa de engajamento?

Certamente na maioria dos casos, você verá uma taxa de engajamento de 1 a 3%, já uma taxa de 5% ou mais representa um envolvimento muito alto.

Como aumentar sua taxa de engajamento no Instagram

Já que você já aprendeu o que é uma taxa de engajamento e como calcula-la, chegou o momento de analisarmos os tópicos mais interessantes desse texto.

Logo em seguida vocês verão as principais dicas para aumentar sua taxa de engajamento no Instagram e poderão conferir alguns exemplos reais para serem usados como inspiração no seu conteúdo.

Já que você está se perguntando como aumentar o seu engajamento, eu te digo que o próprio Instagram te oferece vários recursos que você pode utilizar em sua estratégia de marketing digital.

Antes de mais nada tudo se resume a fazer 5 coisas:

1 – Administre os horários das suas postagens;

2 – Use as Hashtags e legendas corretas;

3 – Aproveite o poder dos Stories;

4 – Realize sorteios e ofereça brindes;

5 – Use o marketing onicanal para aumentar sua presença no Instagram

Então a partir de agora você verá cada etapa dessas estratégias e como elas irão maximizar o seu engajamento no Instagram.

A chave para aumentar a sua taxa é melhorando o seu perfil e a sua atividade dentro do Instagram. Não sabe como fazer isso? Então continue lendo e descubra!

Como melhorar o seu perfil no Instagram

Primeiramente, uma das ações imediatas que você precisa fazer para melhorar o seu perfil do Instagram e melhorar sua taxa de engajamento, é otimizar o seu conteúdo para o seu público.

Logo após essa ação, se você deseja aumentar sua taxa de engajamento, você precisa se envolver com outros usuários.

Em outras palavras, para melhorar seu engajamento você precisa interagir com publicações de outros perfis, responder a usuários em mensagens, comentários e também criar publicações regularmente.

As dicas que irei compartilhar em seguida, estão relacionadas à otimização do seu conteúdo para o seu público. Lembre bem disso.

O tempo é fundamental

Ampulheta representando o tempo, um fator importante para a taxa de engajamento.

Um dos seus principais objetivos dentro do Instagram é que seu conteúdo seja visualizado pelo maior número possível de usuários, no entanto, evite publicar diversas vezes, isso pode tornar as suas publicações chatas e cansativas para seus seguidores.

É por isso que você precisa saber de dois fatores que são cruciais no seu sucesso, caso você queira levar isso realmente a sério:

  • Quando seu conteúdo será postado;

  • Qual a frequência de postagens

De acordo com alguns testes que eu fiz através do meu perfil e de outros clientes, um bom horário para postar é por volta do meio-dia, isso durante a semana. Sob o mesmo ponto de vista, um outro ótimo horário é a noite, onde a maioria dos usuários não estão trabalhando.

Também pude perceber que quarta-feira foi o melhor dia para postar no Instagram, por outro lado, o domingo foi o dia com a menor taxa de engajamento no meu Instagram.

A fim de alavancar sua taxa de engajamento, algumas grandes marcas que atuam no Instagram postam em média 1,5 conteúdos por dia. Meu conselho é que você publique ao menos 1 vez ou se possível 3 vezes ao dia.

Use Hashtags para aumentar o seu Engajamento no Instagram

As Hashtags continuam sendo um ótimo recurso quando se trata de aumentar a sua taxa de engajamento.

As Hashtags podem te ajudar a:

  • Ganhar mais interações

  • Atrair seguidores

  • Alcançar um público mais amplo

Mas Cleo, como irei encontrar as Hashtags corretas para melhorar a minha taxa de engajamento?

Pesquise. Mas pesquise muito.

Dê uma boa olhada nas Hashtags que o seu público, os concorrentes e até alguns influenciadores do Instagram estão postando com o intuito de descobrir quais são as Hashtags mais populares em seu nicho.

Por exemplo, digamos que você tem uma loja que vende óculos de sol – sua primeira ação seria usar a função “Explorar” do Instagram e digitar #oculosdesol.

Em seguida, verifique nas postagens mais recentes, quais são as Hashtags que estão sendo utilizadas para gerar mais envolvimento.

Certamente existem diversas marcas pelo Instagram que são do mesmo segmento que o seu. Inclusive existem até empresas que usam as suas próprias Hashtags.

É por isso que eu te disse logo acima que você precisaria pesquisar muito.

Para termos ideias sobre essas Hashtags criadas por grandes marcas, precisamos observar se os nossos concorrentes também as utilizam.

O objetivo aqui é verificar se eles conseguem melhorar o nível de envolvimento nas publicações.

Conseguiu entender?

Use o Postcron para pesquisar hashtags e melhorar a taxa de engajamento

Também existem algumas ferramentas online que você pode utilizar para encontrar Hashtags populares no Instagram.

A maioria dessas ferramentas são de outro país, mas existe uma ótima ferramenta do Brasil que você pode confiar, inclusive já usamos.

Ela se chama *Postcron*, para acessá-la clique no link azul abaixo da imagem.

Print do site da postcron, usado para buscar hashtags e melhorar taxa de engajamento do Instagram.

https://postcron.com/pt/

Esteja ciente de um detalhe, embora você possa usar 30 Hashtags por postagem, nem sempre é necessário preencher as legendas das suas fotos até a borda com tantas Hashtags, afinal você não quer poluir a descrição do seu texto, não é?

Então escolha suas Hashtags com cuidado e com certeza elas trarão uma nova onda de visitantes ao seu conteúdo.

Escolha suas legendas com cuidado

Assim também como as Hashtags, aquele texto na descrição que você cria em cada postagem pode fazer muita diferença no aumento da sua taxa de engajamento.

Esse texto também chamado de legendas, possibilitam te ajudar de fato a entregar um contexto adicional ao seu conteúdo,a encantar e despertar o envolvimento da sua audiência com a sua publicação. Por isso, deixe sempre uma chamada para ação em todas as suas publicações.

Essa simples tática incentiva seus seguidores a se envolverem com seus conteúdos, fazendo com que eles deixem um comentário ou caso você peça para que eles salvem seu conteúdo, isso fará com que a sua taxa aumente ainda mais, outra tática é pedir para que eles compartilhem em seus Stories ou com amigos.

Claramente, há muito do que se usar e experimentar através das legendas. Portanto, sinta-se à vontade para testar todas as táticas e descobrir o que funciona melhor para você.

Aproveite os Stories do Instagram

Todos os dias mais de 500 milhões de usuários do Instagram visualizam o recurso dos Stories, isso é um número sensacional.

Mesmo que as métricas dos Stories no Instagram não estejam incluídas no cálculo da taxa de engajamento, esses dados ainda são importantes para quem pretende aumentar o envolvimento do seu Instagram.

Mas porquê Cleo? Bem, os Stories pode ser usado para chamar a atenção do seu público atual, entregar um conteúdo mais pessoal e divertido, além de poder direcionar seus seguidores para outras publicações do Instagram ou de algum site do seu estabelecimento.

Também é importante frisarmos que os usuários que se envolvem mais com determinadas contas, têm maior probabilidade de visualizar seu conteúdo novamente, por conta do algoritmo do Instagram.

Portando, os Stories do Instagram é um recurso excepcional que você pode e deve usar para manter sua taxa de engajamento em níveis altos.

Não tenha medo de gravar vídeos

Entenda que os usuários do Instagram amam assistir vídeos, isso é fato.

Em 2018, o número de vídeos publicados no Instagram aumentou em 80%, e esses dados só aumentam ao passar dos anos.

Pode verificar que a maioria das grandes empresas e profissionais do marketing hoje veem o conteúdo em vídeo como parte integrante de uma estratégia bem-sucedida nas redes sociais. E eu concordo plenamente com isso.

Mas eu sei bem como gravar vídeos pode ser assustador, principalmente se a pessoa nunca gravou sequer um vídeo de 15 segundos.

A dica que eu dou e que foi como eu superei o meu medo, é que você precisa começar a gravar com o que você tem, não espere para tentar criar vídeos se você não possui uma câmera profissional. Por isso comece com o que você já tem em sua casa.

Para falar mais sobre isso, eu irei postar um conteúdo relacionado a vídeo marketing e irei disponibilizar para vocês aqui no meu blog, mas vou precisar da opinião de vocês, o que acham?

Realize sorteios e dê brindes

Se tem uma coisa que posso falar com toda certeza do mundo, é que as pessoas adoram receber coisas grátis.

Mas qual a importância disso para sua conta e sua taxa de engajamento?

É bem simples. A realização de sorteios ou oferta de brindes, permitirá que você aproveite aquele sentimento de alegria que nós seres humanos temos quando ganhamos alguma coisa.

Pense dessa forma: Você já criou sua audiência e ela tem se envolvido cada vez mais com seu conteúdo. Tudo o que você precisa fazer a seguir é encontrar um prêmio no qual eles tenham interesse e então promove-lo em troca do envolvimento com sua publicação.

Geralmente as marcas que realizam sorteios pedem as pessoas para que elas curtam, marquem um amigo, compartilhem ou salvem a publicação e também sigam sua conta para participar do mesmo. E tudo isso traz como benefício um aumento na taxa do seu engajamento.

Todas essas ações são cuidadosamente analisadas e escolhidas para atrair o maior público para esta postagem. Portanto você deve pensar nisso quando pensar em organizar um sorteio.

Enfim, se você procura aumentar o engajamento do seu perfil no Instagram, sorteios e brindes podem ser uma ótima opção para você.

Use o Marketing Onicanal

Se você deseja aumentar suas taxas de engajamento, não precisa depositar todas as fichas apenas na sua presença no Instagram.

Marketing onicanal significa envolver um público em uma variedade de plataformas e mídias diferentes.

Dito isso, você pode aproveitar toda sua influência no marketing para atrair mais usuários aos seus conteúdos no Instagram.

Como devo começar minha estratégia de marketing onicanal para melhorar meu engajamento?

Comece a pensar grande, então associe algum conteúdo do Instagram a uma publicação relevante dentro do seu blog.

Se você ainda não possui um blog ou não acredita que isso te trará benefícios, então nos responda, como você encontrou esse artigo?

Pesquisou no Google?

Em primeiro lugar, ter um blog ou site é a primeira coisa que você deveria pensar ao iniciar seu trabalho na internet.

Outra boa estratégia é utilizar o espaço de biografia de outras redes sociais para divulgar os seus links mais utilizados. No nosso caso o do perfil no Instagram.

Se esforce para que o seu público seja constantemente exposto ao conteúdo que ele gosta, fazendo isso, será uma questão de tempo para que sua taxa de engajamento decole.

Comece a melhorar a sua taxa de engajamento hoje mesmo

Ok, por hoje é só.

Agora temos certeza que você sabe definitivamente o que é o engajamento no Instagram, como medi-lo e como melhora-lo.

Você está pronto para alcançar o sucesso no Instagram então aproveite isso.

Lembre-se de ser criativo e autêntico, pois isso irá diferenciar seus conteúdos dos seus concorrentes.

Leia também:

Compartilhe esse artigo em seus canais de mídia social