Lojas do Instagram x Instagram Shopping: Qual a diferença?

Entenda a seguir as principais diferenças entre as lojas do Instagram e Instagram Shopping.

foto do cleomir santos consultor de marketing digital

Por CLEOMIR SANTOS

Certamente algumas pessoas acham que os recursos Instagram Shopping e Lojas do Instagram são a mesma coisa.

Mas não é. Elas são ferramentas diferentes e servem para ajudar marcas a divulgarem seus produtos ou serviços.

Neste artigo, iremos explicar o que significa cada uma delas e além disso. qual a diferença entre ambas e como isso pode melhorar suas vendas no Instagram.

 

Surgimento das ferramentas

Só para ilustrar, muitas empresas foram forçadas a mudar seu modelo de negócio neste ano (2020). O objetivo é enfrentar qualquer situação ou problema social sem a necessidade de prejudicar as vendas.

De fato, o Instagram já tinha ferramentas em sua plataforma com objetivo de ajudar marcas ou empresas, por exemplo, os anúncios e Instagram Shopping.

Em seguida, no decorrer do ano de 2020, ele decidiu ampliar as possibilidades para quem vende algo, por meio de uma nova ferramenta, conhecida como Lojas do Instagram.

 

Como diferenciar o Shopping das Lojas do Instagram?

Instagram Shopping

Primeiramente irei explicar os detalhes e recursos do Instagram Shopping.

Caso você seja um fã dessa rede social, com certeza percebeu que algumas publicações de lojas possuem uma espécie de etiqueta de preço.

Dito isso, essa é basicamente a função dessa ferramenta, ser capaz de marcar os produtos em suas publicações, tanto no feed como nos Stories, tudo isso para encurtar a jornada do cliente.

Resumindo, as etiquetas irão direcionar pessoas que estão interessadas em algo, para as páginas de venda dos produtos.

As publicações que usarem o recurso Instagram Shopping terão ícones de uma sacola de compras no canto inferior esquerdo, ao ser pressionado será aberto uma página com informações sobre o produto e o seu preço.

Você também terá a opção de clicar em qualquer lugar do conteúdo e o nome e preço serão mostrados.

Em suma, clicar em uma dessas etiquetas exibirá uma janela com um botão ‘Exibir no site”. Abaixo você poderá visualizar a descrição e uma lista com o nome “Mais produtos daquela loja”.

Todos que pretendem usar essa função, devem cumprir todas as políticas e requisitos do Instagram e aguardar o processo de revisão.

Lojas do Instagram

Certamente, quando você vai a um shopping em sua cidade, você vê vitrines perfeitamente projetadas para chamar a atenção de clientes em potencial.

Era exatamente isso que o Instagram queria representar este ano com o lançamento desta ferramenta.

Dito isso, As Lojas do Instagram são uma espécie de vitrine digital para marcas que querem aumentar a visibilidade dos seus produtos na rede social. 

Elas permitem que além de contar histórias sobre sua marca, use isso também para mostrar os produtos que você tem disponível.

 

Como encontrar as Lojas do Instagram?

Com a finalidade de encontrar as lojas do Instagram, você escolherá entre essas duas opções:

Em uma das últimas atualizações em seu aplicativo, logo na barra inferior você pode encontrar o ícone da sacola de compras.

  • Clicar nele irá abrir uma página, e nela você encontra as lojas que você segue, além de poder explorar novas marcas e sugestões;
  • A outra opção é ir diretamente ao perfil da loja onde pretende adquirir os produtos ou serviços e apertar o botão “Ver loja”.
  • Logo em seguida, o usuário pode ver todos os produtos disponíveis na vitrine da loja.

 

Qual o melhor: Instagram Shopping ou Lojas no Instagram?

Só para ilustrar é importante que você combine as duas opções (Instagram Shopping e Lojas no Instagram) para atingir um público mais amplo.

Tentar vender no Instagram não é considerado um prejuízo para as lojas físicas, pelo contrário, a rede social tem a função de facilitar as vendas para os usuários.

Em suma, o ideal para as empresas é facilitar a acessibilidade aos seus sites, e hoje precisamos refletir que, quem não está no Instagram?

 

Leia também:

Compartilhe esse artigo em seus canais de mídia social